29/06/2013

Tá, e daí?

O problema é exatamente aquele de todo e qualquer outro produto 'clonado' hoje em dia: a falsificação em si e a petulância daqueles que vendem como se fossem originais, enganando as pessoas.

Quando eu soube que as bonecas que eu tinha comprado eram falsas (fake), senti uma desilusão enorme, me senti literalmente traída por aquelas pessoas que me venderam dizendo ser originais 'Takara'. 

Fui muito ingênua em achar que aquelas bonecas nuas sendo vendidas no Ebay fossem bonecas originais sendo vendidas assim como qualquer Barbie, Monster High ou Pullip, sem o outfit. Muitas pessoas vendem bonecas novas, originais, separadas de suas roupas. E assim pensei que fossem aquelas Blythes.

Mas não. Segundo várias fontes encontradas na internet, praticamente todas as bonecas ali vendidas desta forma 'nude' (nuas), são do tipo 'TBL' , ou seja, falsificadas! Fiquei totalmente estupefata... Pior ainda descobrir que até as bonecas completas dentro das caixas também seriam TBL. Ou seja... o comércio das bonecas Blythe está totalmente inundado por falsificações muito bem feitas, que oferecem atrativos diferenciados  (valores mais acessíveis, cabelos de cores variadas e de qualidade até 'superior' ao original) para atrair uma grande, mas grande quantidade de consumidores: os customizadores de bonecas.

E, não bastasse isto, para fazer parceria com a 'TBL', há também uma tal de Blythe denominada 'Factory', que segundo informações colhidas pela internet, são bonecas Blythes montadas com peças de várias bonecas Blythe, mas que foram roubadas (isso mesmo, roubadas!) da fábrica da Takara. Creio que neste caso não dê para confundir 'roubo' com 'descarte' ou 'refugo'. É totalmente diferente, não? As fontes que encontrei dizendo que as peças foram roubadas foram em quantidade razoável, o que imagino, dê certa credibilidade ao fato.

Então, fica aqui registrada a minha indignação e decepção ao saber que tantas pessoas consomem, e conseqüentemente, vendem este tipo de produto. Óbvio que o problema não afeta só as Blythes, temos roupas, sapatos, tênis, bolsas, brinquedos, relógios, eletrônicos, celulares, entre outras tantas coisas falsificadas... Mas saber que o comércio das falsas e roubadas Blythes é estrondosamente maior do que as originais me deixou extremamente surpresa e decepcionada no 'mundo doll'. 



PS: quanto ao meu caso pessoal, consegui a devolução das bonecas 'Blythe' que comprei antes de descobrir sobre essas falsificações e roubos. Em um e-Commerce, a descrição do produto informava 'factory, montada com peças originais' e em um site de leilões, o vendedor informou que o produto era original, legitimado através das informações da Takara impressas nas costas e na cabeça. Os valores eram altos para bonecas nuas (em média 320 reais), então achei que realmente fossem originais. Mas não eram!!!! Eram falsas e/ou com peças roubadas. Agora me diz... como pagar 300 reais numa boneca falsificada? Não, obrigada.

PS2: ambas pessoas envolvidas na minha compra foram compreensivas quando enviei os links das matérias sobre a comparação das bonecas originais x falsificadas x roubadas. A que possui e-commerce foi sensata ao alterar a descrição de seu produto, informando agora 'TBL' e a do site de leilões disse que analisará os links que passei. Tudo está se resolvendo de forma satisfatória.

PS3: Infelizmente este comércio continuará enquanto tiver consumidores. =/ Como ouvi de uma vendedora de TBLs, "o importante é ser um falso de qualidade". A que ponto chegamos?